quinta-feira, julho 30, 2009

ATITUDE SILENCIOSA

Minha filha primeira.


Afirma velho refrão da sabedoria popular que todo “aquele que cala consente”.

Nem sempre, porém, é assim.

+

O silêncio pode significar mais do que ausência pura e simples.

+

Há quem cale por temor, mesmo que discordando; outros silenciam para evitar contendas inúteis, e diversos indivíduos o fazem perseguindo interesses inferiores...

+

Também se pode apresentar um tipo de silêncio dinâmico, que é sabedoria, quando os tolos palram ou os agressivos estridulam...

+

Caracteriza o profundo conhecedor de uma questão, o seu silêncio, igualmente chamado “de ouro” pelo brocardo ancestral, que fala no momento em que é solicitado, ao mesmo tempo gerando esclarecimento e produzindo instrução.

Essa atitude, no entanto, exige equilíbrio e disciplina moral decorrentes da coragem que propicia auto-controle, superando as paixões mais rudes que se rebelam e pretendem competir, impor e conflagrar.

+

Fala-se muito sem que se pense, e, por isso, os conflitos se apresentam em escala crescente, lançando umas contra outras as pessoas e perturbando o organismo social.

+

O silêncio não deve significar mutismo constrangedor, atitude de indiferença ou de desprezo pelo interlocutor.

Referimo-nos à discussão vazia, ao debate infrutífero, às defesas desnecessárias quando ocorrem os bombardeios da insensatez.

+

É mais fácil reagir, argumentando pelo espicaçar da vaidade ferida, ou graças aos espículos que se cravam no orgulho.

+

Saber ouvir, ler com serenidade os ataques e difamações, constituem comportamento estóico, que a todos cumpre assumir, a benefício próprio, do adversário e da paz entre todos.

+

Silencia o mal que te façam e age no bem que possas desenvolver.

Os teus atos possuem a voz que fala mais alto do que todas as tuas palavras.

Se os não respeitam, menos considerarão as tuas objurgações.

+

Não passes recibo às provocações dos que se convertem em defensores da verdade, fiscais do dever alheio, donos de todo o conhecimento...

+

Incorpora ao universo das tuas atitudes as palavras não ditas, desmentindo infâmias e acusações indébitas pela tua forma de ser e de te conduzires.

+

O tempo urge e é precioso em demasia para que seja malbaratado inutilmente.

+

Não te tornarás melhor porque te elogiem ou concordem contigo. Da mesma forma, não te farás pior face às injúrias e malquerenças que te cerquem os passos.

+

Porfia no teu compromisso e aguarda o tempo, que é sempre o mesmo para todos, diferindo na forma como transcorre em relação a cada um.

+

O Codificador do Espiritismo, na defesa da Doutrina, jamais aquiesceu em participar das discussões estéreis e vazias. A cada agressão que merecia esclarecimento justo, sem qualquer ressentimento, ofereceu respostas que permanecem como páginas de luz pela sabedoria que encerram, demonstrando a excelência do Espiritismo mediante a robustez do seu conteúdo e a construção granítica das idéias argamassadas na filosofia ético-moral do Evangelho de Jesus, que a ciência comprova experimentalmente, em todos os fatos, permanecendo como a mais sólida de quantas já apareceram, consciências e sentimentos que projeta no rumo de Deus.

(De “Viver e amar”, de Divaldo Pereira Franco, pelo Espírito Joanna de Ângelis)


Um comentário:

  1. A amizade é assim:
    É sentir o carinho,
    É ouvir o chamado.
    É saber o momento
    de ficar calado.
    Amizade é somar
    alegrias, dividir tristeza.
    É respeitar o espaço,
    silenciar o segredo.
    È a certeza
    da mão estentida.
    A cumplicidade que
    não se explica,
    Apenas vive!

    ¨Olavio Roberto¨
    Desejo um lindo final de semana
    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita,Você é muito importante para mim.
Fazer amizades sinceras é o que desejo.
"É uma consolação na vida termos alguém a quem descubramos os nossos corações, a quem confiamos os nossos segredos, amigo fiel que nos felicite na prosperidade, que se condoa com a nossa tristeza, que nos ampare se formos perseguidos."
Santo Ambrósio

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...